top of page

Conheça a lista de aplicativos da Justiça Eleitoral

Publicado em 23 de outubro de 2018

As eleições 2018 se encerram no próximo domingo de outubro (28), nesse 2° turno vamos votar para governador e presidente. O Fica a Dica, fez uma lista com 6 aplicativos da Justiça Eleitoral que você precisa conhecer nesse período tão importante.

1 - PARDAL

PARDAL.png
Foto: Google (reprodução)

Infelizmente, sabemos que existem pessoas que não cumprem uma eleição limpa, e se você estiver disposto a ajudar fiscalizando campanhas eleitorais nas ruas, e realizar denúncias sobre atos irregulares, o aplicativo “PARDAL” serve para isso. O objetivo do Pardal é encaminhar denúncias relacionadas a propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública e doações/gastos eleitorais indevidos. E junto às denúncias têm que ser anexadas provas do ato cometido, podendo ser áudios, vídeos e fotos. Esse aplicativo é fundamental e ajuda o próprio cidadão a ser um agente fiscalizador de atos ilícitos.

2 - MESÁRIOS

MESARIOS.jpg
Foto: Google (reprodução)

Nossa segunda dica é para um público mais específico, o aplicativo “MESÁRIOS” foi desenvolvido para colaboradores convocados ou voluntários, o objetivo dessa ferramenta é disponibilizar orientações, instruções, dicas e material informativo para fornecer suporte a capacitação dos quase 2 milhões de trabalhadores que irão desenvolver essa função nas eleições 2018. Então, mesários, fiquem atentos e baixem o aplicativo!

3 - JE PROCESSOS

JE.jpeg
Foto: Google (reprodução)

 “JE PROCESSOS”, o aplicativo tem a função de permitir consultas e acompanhar processos judiciais que tramitam na Justiça Eleitoral. É desenvolvido para advogados, jornalistas e o público em geral que esteja disposto a acompanhar esses processos. Mas é importante estar ciente que o material disponibilizado tem somente a função de informar, não serve como meio oficial de notícias processuais.

4 - BOLETIM NA MÃO

BOLETIM.png
Foto: Google (reprodução)

Nossa próxima dica é o aplicativo “BOLETIM NA MÃO”. O público-alvo é o indivíduo disposto a conferir o resultado da votação em diversas seções. O objetivo do aplicativo é disponibilizar o conteúdo dos boletins de urna afixados nas seções eleitoras. Para fazer esse procedimento, o celular tem que estar aberto no aplicativo, e você “escaneia” o QR Code do BU impresso e confere se os dados disponibilizados correspondem aos totalizados no site do TSE.

5 - RESULTADOS 

RESULTADOS.png
Foto: Google (reprodução)

No dia da eleição nós ficamos curiosos para saber a porcentagem de votos, quantos votos foram para determinado candidato, quem está na frente, não é mesmo? Pois então seus problemas acabaram, o aplicativo “RESULTADOS” fornece todas essas respostas. O app foi desenvolvido para permitir que possamos acompanhar, em tempo real, a contagem dos votos em todo o Brasil. Na ferramenta é possível verificar os candidatos eleitos no 1° turno e os que foram para o 2° turno, além de estatísticas de votos brancos, nominais, nulos, entre outras coisas.

6 - e-TÍTULO

imagen-e-titulo-0thumb.jpg
Foto: Google (reprodução)

E finalizando nossa lista de aplicativos, temos o “e-TÍTULO” que tem como público-alvo todos os cidadãos em dia com a Justiça Eleitoral. A característica principal do aplicativo é poder ser utilizado para substituir a versão em papel do título de eleitor, e além disso se você fez recadastramento biométrico e tem sua foto no aplicativo pode utilizá-lo para se identificar na hora de votar. O e-Título informa o endereço do local de votação e mostra informações sobre a situação do eleitor. Essa é a contribuição do Fica a Dica para a ajudar a ter uma eleição mais limpa. No dia 28 de outubro vamos exercer a democracia, vote consciente, e assim vamos em buscar de um país melhor para todos! 

* Com informações fornecidas pelo TSE. 

20180519_002848.jpg

Amanda Bastos

20 anos, acadêmica de jornalismo na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, e admiradora da cultura amapaense.

bottom of page