top of page

John Green: "Tartarugas até lá embaixo"

tartarugas2-768x499.jpg
Foto: Brenda Bellani

Publicado em 09 de janeiro de 2019

O Fica a Dica especial de férias trouxe um dos nomes mais famosos na literatura jovem: John Green. A indicação de hoje é o livro "Tartarugas até lá embaixo" lançado em 2017 pelo autor. O livro gira em torno da história de Aza Holmes, uma nem tão típica  jovem de 16 anos que sofre de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), que também é um problema enfrentado por Green. Em um vídeo publicado em seu canal no youtube, ele fala sobre as dificuldades na rotina, quem conhece a história de John consegue perceber traços autobiográficos na narrativa.

No livro, Aza e sua melhor amiga Daisy começam uma busca pelo bilionário desaparecido Russell Pickett que é procurado pela polícia, e uma boa recompensa é oferecida para quem tiver qualquer pista que leve até o fugitivo. Coincidentemente, o ricaço é pai de Davis, um garoto que Aza conheceu quando era criança em um acampamento. Ao longo da missão da dupla, "Holmes" (como Aza é chamada por Daisy), vai ficando mais próxima de Davis, mas o rapaz não sabe que na verdade as duas chegaram até ele com a intenção de saber mais sobre o pai e consequentemente, seu paradeiro.

Aos poucos a menina vai se sentindo culpada quando percebe que Davis é uma pessoa legal, e tem uma vida solitária, boa parte porque as pessoas se aproximam dele por interesses. Assim como o garoto, a vida de Holmes é cheia de altos e baixos. Além de todos os conflitos externos a garota ainda precisa lidar com a inconstância do próprio eu. Em uma parte do livro, as duas amigas acabam discutindo e Daisy diz que o TOC da amiga na verdade não passa de paranoia de sua cabeça, e que ela é na verdade uma pessoa egoísta e isso afeta todos ao seu redor.

“Qualquer um pode olhar para você, mas é muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu”.                         

                                                              - Aza Holmes

O grande foco do livro não é o "romance adolescente", mas sim o transtorno da protagonista e como John Green aborda o assunto e faz com que o leitor se identifique com Aza mesmo sem passar pela mesma situação, característica essa que é marcante na escrita do autor. A menina nos ensina muito sobre empatia, e como é importante enxergar as coisas e as pessoas com outros olhos. "Tartarugas até lá embaixo" é uma leitura muito prazerosa e levanta um debate importante sobre transtornos mentais, então aproveite as férias e aceite o nosso desafio de ler um livro por mês. Fica aqui a nossa indicação do mês de janeiro, até a próxima!

John Green fala um pouco sobre a sua relação com o TOC, em inglês OCD - "Obsessive-Compulsive Disorder".

IMG-20170923-WA0148.jpg

Laura Machado

20 anos, acadêmica de jornalismo da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, apaixonada por animais e escrita.

bottom of page